A Moviter é uma empresa especializada no setor dos equipamentos para as obras públicas e construção, atividade que a Movicortes iniciou. A empresa tem desenvolvido ao longo dos anos um trabalho consistente, sustentado na qualidade das marcas e dos serviços após-venda, na proximidade aos clientes e no conhecimento do mercado. A comprovar isso, as excelentes e duradouras relações que vem mantendo com clientes e fornecedores.
A primeira década de 2000 trouxe a internacionalização da Moviter e mais tarde, com a fusão da Terralis na Moviter, a Movicortes juntou todo o negócio dos equipamentos industriais e agrícolas na Moviter, que desta forma passou a ser uma das maiores empresas do país a atuar no setor.
Com instalações modernas e bem adaptadas ao modelo de negócio, a Moviter tem uma equipa qualificada e conhecedora do mercado e das máquinas que comercializa, capaz de prestar uma assistência de qualidade aos seus clientes. Para isso conta também com o apoio de uma rede de concessionários profissional e dedicada, que cobre todo o território continental e as regiões autónomas.
CONSTITUIÇÃO 1989
ATIVIDADE Representação, distribuição e assistência de equipamentos
de obras públicas e construção, tratores e equipamentos agrícolas
MARCAS REPRESENTADAS Hitachi, Wirtgen, Vögele, Hamm, Kleemann,
Bennighoven, Doppstast, NPK, Gehl, Fiori, Avant, Weber, Waratah, Allu, Risutec,
Menart, John Deere, Massey Ferguson, Hürlimann, LS, Iseki
MERCADOS Portugal, Angola, Moçambique, norte de África
A Vimoter nasceu para comercializar veículos de duas rodas, acrescentando-lhe mais tarde a representação de automóveis, com as marcas Alfa Romeo em 1996 e Saab em 1999, acabando depois por deixar a distribuição das motas.
Nos primeiros anos de 2000, as novas regras da UE para o setor da distribuição automóvel e a instabilidade que se sentia ao nível das marcas, com sucessivas transferências de propriedade, levou a que a Vimoter optasse por deixar a representação da Alfa Romeo e da Saab, em 2003 e 2008, respetivamente. Entretanto, em 2006 ficou com a representação da Porsche e a distribuição das marcas Chrysler e Jeep.
Com vista a acolher estas novas representações, as instalações da empresa, no Parque Movicortes, em Leiria, foram objeto de profundas alterações, com a construção do Centro Porsche Leiria e a qualificação da oficina. A representação da Porsche conferiu uma nova dimensão ao negócio, que saiu do âmbito regional e alargou-se a toda a zona centro do país. Para além disso, o potencial do negócio e a qualidade, prestígio e notoriedade da marca de desportivos alemã trouxe uma motivação acrescida a toda a organização e consolidou a atividade da empresa.
CONSTITUIÇÃO 2006
ATIVIDADE Representação, distribuição e assistência técnica de veículos automóveis
MARCAS REPRESENTADAS Porsche
MERCADOS Portugal
A diversificação de atividades da Movicortes levou a que, em 1988, adquirisse a empresa Jorlis, detentora do título Jornal de Leiria. Mais do que um negócio, foi a paixão de José Ribeiro Vieira pela leitura, pela informação e pela intervenção cívica, a conduzir a Movicortes nesta atividade. O Jornal de Leiria é um jornal de causas públicas e um agente de desenvolvimento regional, com enfoque especial em matérias como a educação, economia, política e cultura. Um jornal livre, onde cabem todas as vozes e opiniões, promotor do que de bom se faz na região e capaz de contribuir para uma sociedade informada, culta, interventiva e crítica.
Com o tempo, a Jorlis foi evoluindo, distinguindo-se também na área das publicações especiais, nomeadamente na edição de livros. Conta atualmente com vários livros editados, a maior parte dos quais, de autores de Leiria ou da região. A organização de eventos no âmbito da economia e inovação, política, cultura e sociedade, é outra área de atuação da empresa
Alvo de uma primeira reestruturação gráfica em 2000, o Jornal de Leiria foi redesenhado em 2012, no sentido de o tornar mais fácil de ler, organizado e apelativo. O perfil editorial, o tipo de conteúdos e o tratamento da informação mantêm-se fiéis aos princípios que sempre o caracterizaram e o tornaram uma referência na região. Princípios definidos por José Ribeiro Vieira, Diretor de Mérito do jornal.
CONSTITUIÇÃO DA JORLIS 1988
FUNDAÇÃO DO JORNAL DE LEIRIA 1984
ATIVIDADE Produção e edição de conteúdos, realização de eventos
PRODUTOS Jornal de Leiria, revistas, livros e serviços gráficos
MERCADOS Distrito e região de Leiria
Constituída em 2010, a Rocim Agroindústria é uma empresa que tem como objeto social a produção e distribuição de produtos derivados da atividade agrícola, particularmente vinho e azeite, dois produtos nobres e tradicionais da agricultura nacional.
A empresa detém a propriedade da Herdade do Rocim, responsável pela edição de vinhos alentejanos e azeite, bem como do Vale da Mata, com vinhos provenientes da localidade de Cortes, Leiria, povoação com forte tradição na produção de vinho e que inspirou José Ribeiro Vieira e a filha Catarina Vieira, promotores deste investimento.
Com 70 hectares de vinha e adega própria e 10 hectares de olival, situada entre Vidigueira e Cuba, no Baixo Alentejo, a Herdade do Rocim é responsável pela edição dos vinhos “Herdade do Rocim” (tinto e branco), “Olho de Mocho” (tinto, branco e rosé) e “Grande Rocim” (tinto), produzidos na região vitivinícola do Alentejo. Mais recentemente, juntou ao seu portfólio o azeite “Herdade do Rocim”. Depois da aquisição da propriedade em 2000, seguiram-se seis anos de requalificação, com a plantação da maior parte da vinha e a construção de uma adega, que junta à produção de vinho outros espaços e valência ligadas ao enoturismo. A inauguração da adega e a apresentação dos primeiros vinhos “Olho de Mocho” marcaram o início desta atividade em 2006. O portfólio de produtos tem crescido desde então, acompanhado de um forte investimento na distribuição e na internacionalização das marcas.
O Vale da Mata é responsável pelos vinhos “Vale da Mata” Reserva e “Vale da Mata” Colheita, produzidos na região vitivinícola de Lisboa e apresentados pela primeira vez em 2009. Vale da Mata era o nome de uma pequena vinha situada na encosta da Serra de Aires, em Cortes, Leiria, onde o pai de José Ribeiro Vieira e avô da Catarina diz ter produzido os seus melhores vinhos. Foi ele quem depois escolheu o nome a dar a este vinho, agora produzido pela neta. Por isso Vale da Mata é um vinho, mas é também uma homenagem. E uma história de vida.
INAUGURAÇÃO DA ADEGA 2007
CONSTITUIÇÃO 2011
ATIVIDADE Produção de vinho e azeite, enoturismo
PRODUTOS (ROCIM) Vinhos (regiões do Alentejo e Douro), azeite, cerveja
PRODUTOS (VALE DA MATA) Vinhos (região de Lisboa)
MERCADOS Portugal, Angola, Brasil, China, EUA, Europa
A Movicortes Angola é uma empresa de direito angolano, responsável pela representação e desenvolvimento dos negócios da Movicortes naquele país africano, onde mantém uma presença regular e contínua desde 2007. A empresa representa em exclusividade uma gama completa de equipamentos para obras públicas, construção e agricultura, com marcas de qualidade reconhecida e que já conhecia do mercado português. O vinho e os livros são outros negócios importantes.
O setor das obras públicas e construção é um bom exemplo das relações empresariais entre Portugal e Angola, facilitadas por laços afetivos e culturais com centenas de anos.
Para apoiar a atividade, a Movicortes criou instalações em Luanda (Viana), com a construção de um edifício moderno e funcional que inaugurou em 2008, prevendo-se no futuro o alargamento a outras províncias do território. Ao mesmo tempo criou ali uma equipa experiente e conhecedora, com portugueses e angolanos. Pretende-se também que a empresa possa colaborar no apoio aos clientes portugueses a operar noutros países africanos.
CONSTITUIÇÃO 2007
INAUGURAÇÃO DAS INSTALAÇÕES 2008
ATIVIDADE Representação, distribuição e assistência de equipamentos
de obras públicas e construção, distribuição de vinho
MARCAS Hitachi, Wirtgen, Vögele, Hamm, Kleemann, Benninghoven, Ciber,
NPK, Gehl, Fiori, Weber, Allu, Lamborghini
MERCADOS Angola e outros países africanos
A Movicortes Moçambique é uma empresa especializada no setor dos equipamentos de construção, mineração e obras públicas, com sede em Maputo. Representa marcas de referência no setor dos equipamentos de construção, mineração e obras públicas e com as quais há já uma forte relação de confiança, por serem também representadas em Portugal e Angola.
A Movicortes Moçambique foi designada distribuidora exclusiva para o território de Moçambique da gama de equipamentos de movimentação de cargas Manitou (empilhadores industriais, empilhadores todo-o-terreno, empilhadores telescópicos, empilhadores telescópicos rotativos, plataformas elevatórias telescópicas, plataformas elevatórias verticais, plataformas elevatória tipo tesoura).
Atenta às necessidades do mercado e próxima dos clientes, a atividade da empresa complementa-se com a prestação de serviços nas áreas da assistência após-venda e formação, com soluções ajustadas às necessidades do mercado e com uma grande experiência.
CONSTITUIÇÃO 2012
INAUGURAÇÃO DAS INSTALAÇÕES 2015
ATIVIDADE Representação, distribuição e assistência de equipamentos
de obras públicas e construção, mineração e obras públicas
MARCAS Hitachi, Wirtgen, Vögele, Hamm, Kleemann, Benninghoven, Ciber,
Manitou, NPK, Gehl, Fiori, Weber, Allu
MERCADOS Moçambique e outros países africanos